09/09/2009

Quem é que é Velho - In Memorian - Douglas Scaramouch- Aragarças - Goias - Br


Então eu vou lhe mostrar quem é velho

A juventude não é um período da vida, é um estado d'alma, um produto da vontade, uma qualidade da imaginação, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto pela aventura sobre o amor ao conforto.

Ninguém se torna velho por haver transposto um certo número de anos.

Neste planeta apenas somos passageiros de um doce momento, alguns chegaram primeiro, outro depois.

Portanto ninguém é tão mais velho que o outro, é bom respeitar os que chegaram primeiro. Estamos no mesmo barco navegando pelo cosmo sem rumo, e a "vida e apenas um caminho para a morte”.

Tornando-nos velhos pela deserção dos nossos ideais.

Os anos enrugam a pele, a escritora Cora Coralina: disse: "SOU VELHA DE PELE, MAS NÃO DE CABEÇA”, a renúncia aos ideais enruga a alma.

As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que, lentamente, fazem-nos pender para a terra, transformando-nos em poeira antes da morte.

Jovem é aquele que se espanta e se admira, o que pergunta como a criança insaciável: E depois? É aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.

Vós sois tão jovens quanto a vossa fé, tão velhos quanto a vossa dúvida; tão jovens quanto a vossa confiança própria e quanto a vossa esperança, tão velhos quanto o vosso desânimo.

Permanecereis jovens enquanto fordes receptivos às mensagens da natureza, do homem e do infinito.

Se um dia o vosso coração for mordido pelo pessimismo e pelo cinismo, tenha Deus piedade de vossa pobre alma de velho.

Velho é o político rabugento que sobrevive das desgraças alheia, tira o sorriso de uma criança por infelicidade imposta, velho é aquele que mata por ambição da alma a natureza mãe.

Velho é aquele que perdeu a capacidade do amor e perdoar o seu semelhante, velho é aquele que perdeu a humildade de Cristo e vai há uma igreja, confessa, reza e sai da igreja atirando pedra no primeiro que esta a sua frente: Se você é um destes que perdeu sua responsabilidade e desviou-se dos propósitos do seu criador é um inútil esta roubando o meu oxigênio na terra."DEUS TENHA PIEDADE DE VOSSA POBRE ALMA DE VELHO"



Douglas Skaramouch

Poeta-Dramaturgo-Sertanista

Nascido em 10/11/1944

Falecido ontem 08/09/2009

Deixa-nos seus versos de Amor e Paz e nossa saudade!

Um comentário:

Unknown disse...

muitas saudades de meu pai querido!! te amo meu amor...um dia sei que nos encontraremos...sua filha Hellen